domingo, 10 de junho de 2007

Os Significados dos Símbolos Contábeis



CADUCEU









O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil, significa a capacidade, a inteligência e a astúcia. A sua origem se explica racionalmente e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio (Deus Grego), diante de suas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão, os romanos usavam o caduceu como o símbolo do equilíbrio e boa conduta.
O caduceu é na atualidade a insígnia do bispo católico ucraniano. Do ponto de vista dos elementos, o caduceu representa sua integração, correspondendo o bastão à terra, as asas ao ar, as serpentes à água e ao fogo (movimento ondulante da onda e da chama).

O Bastão
Representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades.

As serpentes
Simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo o mais vantajoso para o cliente.

As Asas
Figuram a diligência, a presteza, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.

O Elmo
Peça de armadura antiga que protegia a cabeça, tem o significado de proteção contra pensamentos baixos que levem a ações desonestas.
postagem: Carmen Cristina Pfeifer
fonte: www.crcgo.org.br ; www.facsaoroque.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante a pesquisa que vocês realizaram referente a simbologia da Ciências Contábeis. A história do origem do caduceu seus significados, a parte do anel e das datas comemorativas.
Sandro dos Passos
Acadêmico da ULBRA
Cachoeira do Sul

Anônimo disse...

Olá pessoal!!
Achei o blog de vocês fazendo algumas pesquisas, e resolvi fazer um comentário...Achei muito interessante a pesquisa que vocês realizaram referente ao padroeiro São Mateus, muita gente não sabe que é esse o nome do padroeiro do curso de Contabeis, também a parte do anel sempre achei que fosse azul e não rosa...
Carla Pfeifer
UFSM- Santa Maria-RS

Anônimo disse...

Achei muito interessante a pesquisa realizada. Assim os acadêmicos podem ficar informados das origens da simbologia da Contabilidade.
Pablo Carbajal
Consultor de TI
Sta Cruz do Sul-RS

Anônimo disse...

Estou elaborando folder e banner para o Curso de Ciências Contábeis, se alguém pudesse me enviar o símbolo do curso em alta definição (400 dpi), agradeceríamos muito! Obrigada e até mais,Denise (publicidade@cdr.unc.br)

anonimo disse...

achei interessante a história que envolve matheus, que jesus o chamou para seguili-lo. Jesus disse em sua palavra para dar de cesar o que é de Cesar e de Deus oque é de Deus. tributo, impostos recolhidos fazer o uso dos patrimonios fazendo o que é correto diante de Deus.

Anônimo disse...

I think the admin of this website is really working hard for his web page,
for the reason that here every information is quality based
material.
Also see my web page :: online casino website

Anônimo disse...

Nossa muito bom!!!
Não e atoa que faço esse curso com intuito de cada vez mais me aperfeiçoar..

Anônimo disse...

Obs.: Mercúrio é deus romano, equivalente ao deus GREGO HERMES.
Abraços.

elton disse...

Lido e aprendido